quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fotos de Santos

Curto e grosso...
Aqui vão meia dúzia de fotos!
Vou tentar comentar...
São poucas, mas de boa vontade.

Dizem os taxistas e até poderá ser verdade... É o maior jardim do mundo! Hummm, cá para mim não sei, mas lá comprido ele é... 8 kms, ou lá o que é! Entre a marginal e a praia, de uma ponta à outra de Santos, há este belo e bem tratado jardim!
América do Sul. Cheiro a álcool queimado é constante. Os carros andam a álcool, tás a ver? O meu hotel está ali ao fundo, o Carina flat Hotel. Gosto particularmente dos quiosques que vendem pasteis de tudo e mais alguma coisa!
O Torto. Este é mesmo torto. Não, não é ilusão da foto, paralaxe ou qualquer outro truque. O monstro de 20 (?) andares está mesmo muito torto! Porquê? Simples. O terreno é pior que mau. As fundações antigas? Sapatas. Más sapatas. Bom... más não será bem o caso, mas na verdade com argilas e areias como tenho visto aqui, fazer fundações de edifícios destes por sapatas são tiros nos pés uns atrás dos outros. Diz o levantamento dos edifícios de Santos que são 150 prédios tortos! Porra, Pizza é para meninos!
Mais América do Sul. Mais álcool. Lanchonetes. Calçada quase portuguesa. Cor. Gente porreira. MPB. Samba. Não sei bem o que é, mas seja o que fôr é sambado!
Vila rica de Santos. Boas casas. Apartamentos de 3 milhões de Reais (1 milhão de euros). Muito verde e ruas limpinhas. Outra América do Sul!
Mais Vila rica. As árvores tropicais são nativas, né?! Muito verde. Gosto!
Carreto. Já vi dois Ferrari e... bem, nem sei... muitos mas mesmo muitos destes! O IPO que não chegue ao Brasil!!!
Mais cidade de Santos. mais canteiros verdes. Mais cheiro a cachaça. Mais calçada portuguesa.
Ilha de Urubuqueçaba. Onde é que estes gajos arranjam estes nomes?!?! Uma ilha com look completamente tropical mesmo em frente a Santos. Dezenas de abutres (Urubus?) fazem aqui a sua residência.
Santos! Água do mar imprópria. Só os surfistas e meia dúzia de corajosos arriscam mergulhar nestas águas. Nunca fiando, vejo os outros mas não tento...
Primeira linha de praia de Santos. Nunca vi tanta gente na praia a fazer coisas que não praia! Jogam o que for, menos Basket... Bebem de tudo. Comem de tudo. Passam horas a andar de um lado para o outro. Ou a correr. Têm muita praia e dão-lhe uso! Parado na praia, sentado, ou a andar, são frequentes os carros da polícia a patrulhar a areia. Não vi um único local a mandar lixo para a areia. Boa malha!
Foi aqui que ele nasceu no Brasil. Fizeram homenagem!
A VW Combi e o Fiat Uno ainda se fabricam! Mais américa do Sul!
Não me digam que não vêem que o gajo está torto comó raio!!! Nos primeiros dias não olhava para outra coisa. Passava na marginal sempre com a cabeça virada para cima a ver os prédios... Impressiona!
Boa malha de fim do dia! Tenho pena de uma coisa... Não acho graça nenhuma à água de coco!!!! Raios!
A entrada para o Porto de Santos. O maior da América Latina. Porque é que a água do mar é imprópria para banhos? Isso....
Praia com coqueiros... Água de coco mesmo aqui e eu... não gosto! Grrrr...
Bonito jardim. Dá mesmo boa pinta à cidade!

Então e tu? Não apareces? Pois... fui eu quem as tirou... Desvantagem de passear sozinho num país onde me estão sempre a lembrar que assalto é coisa frequente! Eu ainda não vi nada! Nem sei do que estão falando!
E pronto... por hoje são estas! Nestes dias confesso não ter passeado muito mais que isto... Sabem o que é? Até tenho trabalhado...
Mas espero poder mostrar mais em breve. De Santos e não só. Porque acreditem. Não estou no Brasil do Turista ou do Gringo, e deste, deste Brasil de cor, música, e vá... de alguma classe média, eu até estou a gostar!

With love from Carina Flat Hotel,
Marco

6 comentários:

filipe disse...

de certeza que não estás na costa?
é que há aí meia dúzia de fotografias que parece mesmo looool

a propósito, na noite de 23 foi o S. João em Almada, e claro, lá fomos dar um pezinho de dança. As festas populares de Cacilhas são geniais, é só solteironas e esvorciadas a abanarem-se que nem loucas, mas não é isso que me leva a partilhar isto, fomos depois até aos estaleiros da Lisnave onde decorriam as marchas de Almada, na esperança de vermos o espectáculo pirotécnico, de longos mas fantásticos dezoito minutos, proporcionados pela Emílinha, (linha de mst até ao Areeiro da Caparica ou até ao Garcia de Horta, nada, mas 18 minutos de fogo de artificio, tudo fixe) de qualquer forma, enquanto esperávamos pelas explosões de Sódio, Lítio, Bário, Potássio, Magnésio, Cobre, Estrôncio, Cálcio, Alumínio e mesmo de Ferro nos céus da Lisnave, vimos um pouco das marchas, uma das que vimos foi a marcha da Costa da Caparica, o que tornava tão especial a marcha da Costa da Caparica? As suas roupas, moças com redes de pesca ao ombros tal qual echárpe francesa, e moços que trajavam colete verde, com o losango amarelo e circulo azulado centrado sobre o losango, trajavam a bandeira do agora teu brasili, a Costa da Caparica passou definitivamente a ser um pequeno Ipanema. Posto isto quando regressares à Costa sentir-te-ás quase em casa, passeio no calçadão e chope na mão.

Mas voltando às tuas fotos, quanto custa aí uma Kombi? em euros claro!!! Já pensaste comprar uma para ofereceres à tua sobrinha? ahahahah

E os prédios? não se safavam com um ensoleiramento geral? têm mesmo que estaquear as fundações? que é que é mais barato? qual tem melhor rendimento?

tens criar um twitter também, está na moda! até eu tenho xD

abraço
filipe

Marco Rocha disse...

Vamos lá a ver se chego a tudo...
Costa... De longe até pode parecer, mas o mega jardim de 7 ou 8 kms derruba a diferença por completo... E para mais acho que há aqui menos brasileiros! Além disso estes Brasileiros são diferentes... melhores, parece-me!
Não sei quanto custa uma Combi, mas só em transporte... peço desculpa à minha sobrinha mas se lhe der uma, é de brincar!!!
Quanto à questão técnica, a explicação é algo complexa e necessitaria de um quadro e giz!
Posso porém adiantar que se trata da conjugação de um perfil geológico simples de argilas e areias, num terreno todo ele depositado nos últimos seis mil anos, portanto sub-consolidado e impregnado de água. A execução de Sapatas ou ensoleiramento geral leva à drenagem forçada do terreno causando lógicos assentamentos e consequentes problemas na estrutura. A execução de fundações indirectas, neste caso estacas, alivia a drenagem e, para mais, fundando as estacas no firme(não tão firme...) a 50-60 m de profundidade eliminam-se estes problemas...
Para mais explicações, pedir palestra sobre o tema. hehe

Twiter... nem pensar!

Abracinhos

João disse...

Não fosse o blog, o vazio deixado seria ainda maior. Acho bem que se vá discutindo estes assuntos de geotecnia, de facto este blog é uma referência a nível internacional para engenheiros geólogos formados na Nova.
Então o mar de Santos é impróprio...granda chatice! Ia falar pra voçe começar a pegar umas ondinhas Marcos e não passar o tempo a beber caipirinhas.Com uma longboard e sem fato térmico só calções de banho, vais dizer que não dava grande estilo?

Aquele abraço

Marco Rocha disse...

Isso aí, cara! Já estava pensando em comprar uma longue boarde para surfar essa ondas aí!!
Mas a verdade é que esse mar é uma bosta mesmo! Tem dias que tem bandeira por toda a parte avisando desse negócio da poluição!
É um problemão mesmo!
Cê tá entendendo?!
Quanto à Geotecnia já sabem... é só perguntar que eu respondo!
Aquele abraço

Mana disse...

Bem, quanto à combi... EU OUVI OK??
de resto pois, o que falta mesmo... SÃO AS MINHAS HAVAIANAS LINDAS E EXÓTICAS QUE AS FIQUEI A VER POR UM CANUDO!!!!!!
... mas eu vingo-me.... não levas prenda de anos!

Confissões de Anita disse...

passo por aqui pela primeira vez e sinto que ficarei assídua.Sou santista e moro em Sp>Más, matei a audade através das suas fotos.também curto ficar no Carina...!